Ortopedia

A fisioterapia atua nas diversas lesões do corpo humano de forma a restabelecer função e integridade do organismo. Seja como parte de um tratamento clínico ou em uma abordagem pós-cirúrgica, tem a intenção de reabilitar os pacientes visando independência, saúde e bem-estar. Seu principal instrumento é a cinesioterapia, ou seja, terapia por movimento, que consiste de alongamentos e exercícios terapêuticos. Utiliza também recursos como eletroterapia, termoterapia (calor e frio) e mecanoterapia (instrumentos para facilitar ou dar resistência ao movimento).

Obstetrícia

Na gravidez, independente da via de parto (normal ou cesárea), pode haver sobrecarga nos músculos do períneo e as alterações hormonais do puerpério podem ocasionar disfunções como dor na relação sexual e problemas urinários. Além disso, as alterações posturais que ocorrem durante a gravidez podem ocasionar dores musculares, que muitas vezes perduram após o parto. A fisioterapia ajuda na prevenção e no tratamento dessas alterações relacionadas à gravidez. Caso opte pelo parto normal, a fisioterapia uroginecológica é essencial para o preparo do períneo e do corpo para o trabalho de parto. Na Rizzi fisioterapia, temos atendimento especializado em fisioterapia em obstetrícia.

Sexualidade

A dor na relação sexual é uma queixa comum entre as mulheres, apesar de muitas não relatarem. Cerca de uma em cada cinco mulheres sofrem de disfunção sexual. A dor durante a penetração, ou durante os exames ginecológicos, pode ser vaginismo ou dispareunia, ou estar relacionada com uma condição denominada vulvodínia. Saiba que essas condições tem tratamento e a fisioterapia uroginecológica é parte essencial do processo de cura. Dra. Samantha Rizzi tem ampla experiência no tratamento das disfunções sexuais dolorosas. Agende uma consulta.

Câncer de Mama

O diagnóstico de câncer de mama está sempre associado a diversas incertezas, entre elas, a preocupação em relação às sequelas da cirurgia, da rádio e da quimioterapia. No entanto, saiba que a fisioterapia pode prevenir e tratar essas possíveis complicações. O ideal é o acompanhamento com o fisioterapeuta desde de antes da cirurgia. Caso não seja possível, é essencial que a fisioterapia inicie o quanto antes, sendo possível mesmo na presença do dreno. Através de exercícios progressivos e técnicas manuais, o fisioterapeuta trabalhará para o alívio da dor, recuperação do movimento e da força. Além disso, o acompanhamento com fisioterapeuta é essencial para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do linfedema (inchaço do braço do lado operado). Dra. Samantha Rizzi é pesquisadora em fisioterapia no câncer de mama, sendo sua área de mestrado e doutorado.

Uroginecologia

Cerca de 40% das mulheres terão incontinência urinária em algum momento da vida. Mas, apesar de frequente, não é normal perder urina. Além disso, com o envelhecimento pode haver prolapso dos órgão pélvicos (queda da bexiga, do útero e ou do intestino). A fisioterapia uroginecológica é essencial na prevenção e no tratamento dessas disfunções. A Rizzi fisioterapia oferece tratamento especializado em uroginecologia. Lembre que a prevenção é sempre o melhor remédio.

RPG (Reeducação Postural Global)

A reeducação postural global é uma técnica surgida na França que visa o reequilíbrio muscular por meio de posturas específicas. Sua filosofia é que o corpo humano é formado não por músculos isolados, mas por cadeias musculares, sendo duas principais e outras secundárias. Utiliza posturas específicas visando melhor alinhamento corporal com ganho de flexibilidade e equilíbrio. Indicada para o tratamento de hérnias discais, tensões musculares, desvios posturais, escolioses e outros distúrbios músculo-esqueléticos.